A Vita Qualitas

NOSSA HISTÓRIA

A Vita Qualitas nasceu em 2007 da vontade de dois profissionais de saúde de aplicar seus conhecimentos em medicina preventiva e educação, adquiridos ao longo de mais de 25 anos de trabalho cada, no cuidado de pessoas com um foco claro: Ter qualidade de vida significa tomar uma atitude funcional para que tenhamos hábitos funcionais.

QUEM SOMOS

Visão

Ser reconhecida como uma empresa referência na área da saúde preventiva, que trabalhe o homem de maneira integral.

Missão

Promover a saúde cooperando com os indivíduos e a coletividade, através da medicina preventiva e educação em saúde, objetivando atingir uma melhora na qualidade de vida, pois vemos o ser humano como uma unidade complexa, formado pelas dimensões Social, Física, Mental e Espiritual.

Valores

  • Constante busca pela sabedoria e ética
  • Utilizar as ciências aplicadas na difícil missão de promoção da saúde
  • Respeitar todas as pessoas envolvidas em nossos negócios, assim como a natureza que nos cerca

Filosofia de Trabalho
Entendendo a vida na sua complexidade mais ampla e crendo que, na utilização das melhores evidências científicas disponíveis na literatura médica, mescladas com as mais efetivas abordagens de educação em saúde é possível capacitar os indivíduos e a coletividade, na qual estamos inseridos, a se tornarem autônomos em promover e manter sua qualidade de vida.

FILOSOFIA VITA QUALITAS

A Vita Qualitas entende que o homem é composto pelas dimensões FÍSICO,  MENTAL,  ESPIRITUAL e SOCIAL. Compreende que ele “o homem” deva ter “ATITUDES FUNCIONAIS” para obter saúde e felicidade.

Atitude Funcional

É o conhecimento teórico-prático, cientificamente correto, acerca das complexas funções da vida humana, vivenciados diariamente.

Para se ter ATITUDE FUNCIONAL precisa-se ter:

Atitude Espiritual Aberta

Atitude de alto grau de significância, ou seja, a maior e mais fundamental necessidade do homem. É aceitar e buscar dentro e fora dos indivíduos as qualidades espirituais que o bondoso Criador colocou a disposição.

Deus não olha como se procurasse defeitos para reprovar, pois se assim O fizesse, todos seríamos condenados. Mas, graças a Sua misericordiosa bondade, Ele enxerga nossas qualidades e potenciais e está sempre disposto, com nossa cooperação, a nos orientar, capacitar e curar.

Muitos querem de Deus um milagre instantâneo, a cura milagrosa de seus males. Não é assim que Deus trabalha. Ele quer cooperação, quer parceria. Ele está perto e disposto a ouvir e ajudar, mas não dispensa o conhecimento e empenho individuais.

Precisa-se de qualidades espirituais como amor, fé e perseverança. Amor e fé em conhecer o Criador, o próximo e a nós mesmos. Persistência em tornar esses conhecimentos em práticas e hábitos saudáveis.

Atitude Corporal Ativa

A dimensão corporal humana, apesar de ser facilmente vista, não é claramente percebida e compreendida. O homem moderno adotou um estilo de vida fortemente autodestrutivo. Em conseqüência se vê crescer absurdamente doenças que embora freqüentes não fossem tão numerosas e prevalentes no passado recente.

Observa-se uma verdadeira pandemia de doenças crônicas tais como, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes mellitus, Dislipidemias, Obesidade em variados graus, Artrite, Artrose, Distúrbios digestivos, cânceres dos mais variados tipos e outros males graves, que infelicitam milhões, os quais não sabem o que fazer.

Se não há cura, pelo menos há controle, prevenção e convivência aceitável com a doença. O que fazer então?

É necessário em primeiro lugar fazer um diagnóstico do estilo de vida adotado e vivido. E a partir do diagnóstico fazer um planejamento estratégico visando desconstruir hábitos nocivos e em seu lugar apreender e implementar hábitos saudáveis. Como exemplos de hábitos nocivos, temos o tabagismo, obesidade, sedentarismo, alimentação disfuncional e outros.

A ciência moderna comprova que o estilo de vida contribui de forma fundamental para o envelhecimento, o aparecimento e agravamento de doenças.

A partir de agora se abre uma nova perspectiva de ganhos em qualidade de vida. Basta ter acesso as novas tecnologias empregadas nas mudanças necessárias a um  Estilo de Vida Saudável.

Laser e cultura são absolutamente necessários. Freqüentemente parar todas as preocupações de trabalho e estudo formal, para nos dedicarmos a um ócio criativo, ao laser e cultura. Alegrias simples como visitar um parque, zoológicos e mesmo férias formais não são encaradas hoje como privilégios para alguns afortunados. Deve ser uma rotina para todo e qualquer trabalhador das cidades e do campo.

Rotinas intermináveis são a causa primária de cansaço, estresse físico, social e psicológico. Quanta falta faz separar alguns  minutos para meditação pessoal e oração, condições indispensáveis ao reequilíbrio espiritual e, portanto a vida.

Enfim têm-se as ferramentas para nos reeducarmos a fim de alcançarmos saúde plena, e isso é apenas o princípio dessa caminhada nova. Mãos à obra!

Atitude Psicológica Positiva

Em 20 anos a depressão será a doença prevalente no mundo, ultrapassando o câncer e os males cardiovasculares, estimam especialistas em reunião promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de se tornar o mais grave problema de saúde, essa desordem mental vai afetar a economia severamente.

Quantos estão com depressão, não sabem e não se cuidam? Deve-se e é possível tratar. Entretanto existe uma atitude psicológica que não é doença, mas atrapalha a maioria absoluta da humanidade, ou seja; o negativismo, a baixa auto-estima, e o medo, dentre outros tantos. Rotineiramente esses indivíduos vêem o mundo a seu redor com pessimismo e desânimo.

A atitude disfuncional do pessimismo prejudica em muito a vida e principalmente quando se necessita mudar hábitos e atitudes. É absolutamente necessário modificar esse comportamento se quiser crescer e viver com saúde.

O indivíduo precisa saber identificar pensamentos disfuncionais e transformá-los em funcionais, ou seja, adquirir um modo positivo e proativo de pensar e agir.

Atitude Social Responsável

Vivemos felizmente na era da Responsabilidade Social. Todos os dias ouvem-se relatórios assustadores sobre as conseqüências das intervenções humanas no meio ambiente desde há muito séculos.

Somente nas últimas décadas, ficou evidente que se não ocorrerem mudanças nos rumos dessas intervenções chamadas de “boas e/ou más” não haverá planeta para as próximas gerações desfrutarem. A vida será muito ruim. Hoje se tem que aprender a viver com menos recursos e muito mais eficiência e eficácia.

Precisa-se ter atitude aberta, positiva e ativa para com o conhecimento científico da natureza, incluindo o homem, e cooperar com o Criador, ajustando hábitos antigos a novos conhecimentos.

Necessita-se entrar em harmonia com a natureza, e não destroçá-la. Tomar atitudes responsáveis com a sociedade e o meio ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s